A fala é um ato motor que necessita de uma programação dos movimentos articulatórios para uma execução neuromuscular correta. Mas, além disso, vocês sabiam que alguns pré requisitos são necessários?
Pois bem. Para a criança começar a falar, ela precisa desenvolver habilidades e uma habilidade irá levar a outra. Ou seja, o desenvolvimento da linguagem oral se dá de uma forma gradativa. E, essa criança também precisa ser estimulada e estar motivada a falar. (Por isso que uso de telas em excesso não é nada legal!)
Os pré requisitos que temos que estar atentos no desenvolvimento da criança são: contato visual, escutar adequadamente, imitação de sons e gestos, compreensão, atender a comandos, brincar simbólico. E, a partir da interação social dessa criança com outros indivíduos, essas habilidades são aprimoradas.
Não basta apenas falar, a sua comunicação precisa ser funcional e contextualizada.
“Minha criança começou a falar, o que posso ensinar a ela?”
Ensine palavras de uso prático e funcional! Como por exemplo, palavras que representam ações (dá, quer, caiu, achou), palavras sociais (oi, tchau), nome de pessoas e objetos da rotina da criança, palavras funcionais (sim, não, mais, aiai).
Espero que vocês tenham gostado das informações e fiquem ligados mais dicas!
Artigo por: Elisa Lourenço Franco, Fonoaudióloga, CRFa 6-20073-2