Auxilia no manejo de comportamentos, desenvolvimento emocional e social. Apoia as crianças e suas famílias a entenderem e gerenciarem os desafios emocionais e sociais associados ao autismo.
Identifica, analisa e propõe soluções para as dificuldades encontradas no processo educativo. Ela adapta métodos de ensino e aprendizado para atender às necessidades específicas de cada criança.
Essencial para diagnósticos precisos e tratamentos eficazes de condições neurológicas, incluindo o (TEA). Ajuda a entender as bases neurobiológicas das condições e a orientar as terapias necessárias.
Trata do desenvolvimento corporal e motor em consonância com o cognitivo e emocional. Auxilia crianças com TEA a melhorar sua coordenação, equilíbrio e interação com o mundo físico, promovendo uma melhor integração social e aprendizado.
Utiliza música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) para facilitar e promover a comunicação, relacionamento, aprendizagem, mobilização, expressão e organização.
Busca abordagens multidisciplinares, e, em alguns casos, medicamentos para tratar sintomas associados, como ansiedade ou irritabilidade. A Terapia Comportamental é comumente empregada para ajudar na adaptação social e na gestão de comportamentos desafiadores.